O artista plástico Marcos Caratta e as coordenadoras do projeto Crescer para Florescer, Lionízia Goyá e Lúcia Temer, inauguraram, em 6 de agosto, às 18h, a mostra coletiva de pinturas O passado e o futuro de presente para Uberlândia: Aica 30 anos, no Espaço Cultural Forense do Fórum Abelardo Penna, de Uberlândia.
Estão reunidas em 26 telas a arte abstrata e as referências históricas de Marcos Caratta e as flores, os animais e as paisagens dos integrantes do projeto Crescer para Florescer, coordenado pela associação dos moradores do bairro Custódio Pereira.
Caratta, natural de Goiatuba/GO, faz, em duas das dez telas expostas, uma viagem à Uberlândia das décadas de 1930 e 1940. Às fotografias históricas da avenida Afonso Pena e da praça Tubal Vilela foram sobrepostas pinturas com tinta acrílica, técnica que, segundo o pintor, ajuda a contar o passado da cidade por meio da arte.
Durante a abertura, o público foi brindado com a apresentação do grupo de seresta Amigos para sempre, que homenageou os cem anos de Luiz Gonzaga interpretando músicas do cantor.
Com a presença de vários convidados, a mostra foi aberta pelo juiz diretor do Foro, Paulo Fernando Naves de Resende, o qual foi enfático ao falar sobre a importância do espaço cultural como local agregador de valores nas relações interpessoais, bem como a importância da parceria entre o Fórum Abelardo Penna e a instituição Artes Integradas do Camaru (Aica), que em 2013 completa 30 anos de atividade.
O Espaço Cultural Forense é coordenado pela Direção do Foro, com o apoio da Assessoria de Comunicação Institucional/Núcleo Fórum Abelardo Penna, e tem como parceiros a Fiemg/Regional Vale do Paranaíba, a gráfica Brasil, a Secretaria Municipal de Cultura, a livraria Jurídica Universal, entre outros.
A mostra coletiva em comemoração aos 30 anos da Aica ficará exposta até 24 de agosto, com entrada franca.
Por: Assessoria de Comunicação Institucional – TJMG